Dicas para reduzir o consumo

1- Onde abastescer:
Sim hoje em dia é difícil confiar nos postos de combustível, por isso se tiver dúvida ou se pretende abastecer sempre no posto próximo de sua casa, é bom pedir ao gerente ou ao frentista que faça o teste de qualidade. Gasolina adulterada além de consumir mais ainda prejudica a mecânica do carro, fique de olho.

2 - Troca de Marchas:
Procure fazer as trocas de marcha sempre na rotação adequada do motor, não force o motor com esticadas de marcha,a não ser em necessidades extremas quando o carro pede uma rotação maior como em uma ultrapassagem por exemplo.

3 - Velocidade controlada.
Manter sempre uma média de velocidade ajuda a reduzir o consumo do carro, por isso, arrancadas e freadas bruscas, devem ser evitadas para manter uma boa média de consumo do carro.

4 - Relação peso x Consumo.
As médias de consumo dos carros divulgado pelas montadoras, geralmente são feitos em estudos seguindo condições normais de uso observando o peso normal dos carros sem extrapolar na carga bruta, por isso carregue apenas o fundamental evitando carregar peso desnecessário.

5 - Pneus:
Pouca gente acredita porém, os pneus podem interferir cerca de 30% na relação de consumo do carro,faça um teste, tente empurrar um carro com os 4 pneus vazios...  Pneus deslocado, desgastado ou descalibrado, deixa o carro mais “pregado” no chão, exigindo um pouco mais do motor, mantendo a calibragem recomendada pelos fabricantes além de economizar no combustível você economisa na vida útil e troca de pneu.

6 - Uso do Ar condicionado.
Nosso Brasil é um país tropical, em certos estados é quase impossível utilizar um carro se ar-condicionado, porém este item de conforto quase indispensável, deve ser utilizado com moderação, as vezes uma ventilação natural com vidros abertos, além de reduzir o consumo reduz também o impacto ambiental.

7 - Manutenção preventiva.
Para manter a segurança de poder ir e vir, é fundamental que se observe periódicamente na manutenção preventiva do veículo e seus equipamentos mecânicos como: velas, cabos, filtros, bicos ou carburadores e óleo; Além de sistemas de arrefecimento, freios, ar-condicionado e injeção de combustível, além de reduzir o consumo evita maiores surpresas desagradáveis.

8 - O combustível.
Seja Etanol (alcool), gasolina, diesel, Gás Natural(GNV) é muito importante que se confie no combustível que vai movimentar seu veículo e imaginar que ele seja como a água para nós seres humanos, você não beberia um copo d’água se suspeitasse que estivesse suja ou poluída beberia? Da mesma forma procure utilizar sempre combustível aditivado e de boa procedência, a fim de manter a saúde do seu carro e de seu bolso.

9 – Manter o nível do tanque.
Ta certo que no preço que o combustível anda, ta difícil andar de tanque cheio, porém não é indicado andar com o tanque na reserva, pois a sujeira que fica no fundo do tanque pode prejudicar o sistema de injeção de combustível, além de forçar o funcionamento da bomba, influenciando automaticamente no consumo do carro.

10 - Relação consumo x meio ambiente.
Taí um assunto que eu gosto, (rsrssrs).  Tudo bem, em algumas situações e cidades do Brasil, o carro é fundamental para a locomoção das pessoas, até por medida de segurança mesmo, porém se der para ir na padaria de bicicleta ou a pé, além de estar fazendo exercícios físicos reduz o impacto ambiental de todo o processo da queima de combustível do carro.
Se for realmente necessário o uso de um veículo, de preferência para meios mais econômicos, como metrô, ônibus ou motos, de carona aos amigos de trabalho ou faculdade e procure abastecer com combustíveis menos poluentes como Alcool, GNV ou Biodiesel.

Seguindo estas dicas além de melhorar o consumo do seu veículo, reduz também o impacto no meio ambiente, tornando o planeta daqui há alguns anos, na nossa velhice por exemplo, um lugar melhor de se viver.
Seus netinhos vão lhe agradecer, pense nisso.. (RSrss)


E você, como faz para reduzir o consumo de seu carro? Tem alguma dica a mais para acrescentar?

Comentários